Mato Grosso do Sul – Brasil Turismo Mapa Rodoviário

0
228

O Mato Grosso do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado ao sul da região Centro-Oeste. Tem como limites os estados.

O Mato Grosso do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado ao sul da região Centro-Oeste. Tem como limites os estados de Goiás a nordeste, Minas Gerais a leste, Mato Grosso (norte), Paraná (sul) e São Paulo (sudeste), além da Bolívia (oeste) e o Paraguai (oeste e sul).

Sua capital e maior cidade é Campo Grande e outros municípios de importantes são Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Naviraí, Aquidauana e Nova Andradina.

Mapa Matogrosso do Sul

Ocupa uma superfície de 358.159 km², participando com 22,2% da superfície da Região Centro-Oeste do Brasil e 4,2% da área territorial brasileira, sendo ligeiramente maior que a Alemanha. Possui, ainda, 78 municípios, 165 distritos, 4 mesorregiões geográficas e 11 microrregiões geográficas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O território estadual é drenado a leste pelos sistemas dos rios Paraná e a oeste é drenado pelo Paraguai. Pelo Rio Paraguai escoam as águas da planície do Pantanal e terrenos periféricos. Na baixada, produzem-se anualmente inundações de longa duração.

Na planície do Pantanal, no oeste do estado, durante o período de cheias do Rio Paraguai, a região vira a maior região alagadiça do planeta, lá se combinam vegetações de todo o Brasil (até mesmo da Caatinga e da Floresta Amazônica). É um dos biomas com maior abundância de biodiversidade do Brasil, embora seja considerada pouco rica em número de espécies.

Lista das 10 maiores cidades do Mato Grosso do Sul
1 – Campo Grande – 786.797 habitantes
2 – Dourados – 198.421 habitantes
3 – Corumbá – 104.317 habitantes
4 – Três Lagoas – 103.536 habitantes
5 – Ponta Porã – 79.173 habitantes
6 – Paranaíba – 63.329 habitantes
7 – Nova Andradina – 46.368 habitantes
8 – Aquidauana – 45.781 habitantes
9 – Sidrolândia – 43.563 habitantes
10 – Naviraí – 40.173 habitantes

O Mato Grosso do Sul é mundialmente conhecido por sua biodiversidade, encontrada principalmente no Complexo do Pantanal e no Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Sua capital é Campo Grande e suas principais cidades turísticas são Bonito, Jardim e Bodoquena localizados no Parque Nacional da Serra da Bodoquena; cidades de Corumbá, Aquidauana, Anastácio e Porto Murtinho no Complexo do Pantanal; Ponta Porã e Bela Vista na fronteira com o Paraguai, além das cidades de Costa Rica, Rio Verde e Fátima do Sul.