Águas cristalinas, profundidade desconhecida, visibilidade de mais de 40 metros, passeios de flutuação e mergulho. Estas são atrações da Lagoa Misteriosa, atrativo localizada em Jardim (MS), que encantam visitantes do mundo todo e proporcionam uma experiência única junto à natureza.

Transparência incrível

A Lagoa Misteriosa impressiona por sua incrível transparência e pelos diferentes tons de azul. Tanta nitidez deve-se à presença de rochas calcárias que sedimentam as impurezas, tornando a água da região extremamente cristalina. A 40 metros de profundidade é possível ver a copa das árvores que contornam o local.

Caverna inundada

A partir de 6 metros de profundidade, a Lagoa Misteriosa é considerada uma caverna de gênese freática, isto é, uma cavidade formada pelo fluxo de água do lençol subterrâneo, sendo uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de profundidade, registro feito por Gilberto Menezes de Oliveira em 1998.

Profundidade ainda desconhecida

Imagine mergulhar em um local onde não sabe-se ao certo a sua profundidade. Este é o mistério do passeio! Em 1998 o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira registrou a marca de 220 metros de profundida. Porém ainda não encontraram seu fundo.

Espeleomergulho

Devido as diversas cavidades naturais inundadas existentes na região, como a Lagoa Misteriosa, Abismo Anhumas, Gruta do Mimoso, Buraco das Abelhas, Nascente do Taquaral, entre outras, a Serra da Bodoquena é considerada um ponto de referência no Brasil para a prática do espeleomergulho e um dos melhores lugares do mundo para o desenvolvimento desta atividade.

Fonte: Lagoa Misteriosa