Conhecendo a Cidade de Alcinópolis, MS

O município de Alcinópolis começou a ser povoado no ano de 1975 com o intuito de facilitar as condições de vida das pessoas que moravam nas fazendas. Para tanto a maior prioridade estava na educação, onde fazendeiros desejando proporcionar estudo aos seus filhos numa região com grandes dificuldades de acesso ao progresso contratavam professores particulares. Esse modelo de educação permaneceu nas décadas de 1940, 1950, 1960 e 1970.

Em 1965, o Sr. Adolfo Alves Carneiro proprietário da Fazenda Bananal contratou da cidade de Mineiros (GO) a professora Romilda Costa Carneiro, por um período de dez meses para dar aulas a seus filhos e aos filhos dos seus empregados. Esta professora meses depois constituiu família com o filho mais velho do referido fazendeiro.

Na década de 1970 a professora Romilda e seu esposo Alcino Fernandes Carneiro buscaram junto a Prefeitura Municipal de Coxim, meios para criação da primeira escola primária na região, que vinha suprir a necessidade e o desejo de implantação do Ensino Fundamental e da qual daria origem a criação do município de Alcinópolis.

Iniciou-se então o movimento para transformar a fazenda numa cidade com toda estrutura necessária, como: abrir ruas, escola, farmácia, mercado, etc., afinal todos os fazendeiros e trabalhadores da região sofriam as mesmas dificuldades. Alcinópolis teve como base a educação e a partir deste momento, começaram a chegar os primeiros moradores que deram início à cidade de Alcinópolis, as famílias vindas das cidades vizinhas de Mato Grosso do Sul e dos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul.

O município de Alcinópolis efetivou sua emancipação do município de Coxim em 22 de abril de 1992.